A revanche entre Charles do Bronx e Islam Makhachev pode finalmente acontecer, mesmo depois de o brasileiro ter perdido a luta para Arman Tsarukyan no UFC 300.
Isso porque o armênio recebeu uma punição por ter agredido um torcedor na T-Mobile Arena, em Las Vegas, momentos antes de subir no octógono para enfrentar Charles.
Após julgamento da Comissão Atlética de Nevada (NAC), estado onde a luta aconteceu, Tsarukyan foi multado em US$ 25 mil (R$ 137 mil, na cotação atual) e suspenso durante nove meses.
Isso significa que ele não pode realizar nenhuma luta nos Estados Unidos, mas o Ultimate dificilmente o colocaria em algum evento fora do país, pois a Comissão é parceira da organização, e isso poderia ser visto como uma tentativa de burlar a decisão.
Arman ainda poderá tentar diminuir a suspensão para seis meses caso faça um pronunciamento anti-bullying e seja aprovado pela NAC —neste caso, ele poderia voltar a lutar em 12 de outubro. Mas por enquanto, o lutador só poderá voltar aos octógonos a partir do dia 12 de janeiro de 2025.
Após a vitória sobre Charles do Bronx em abril, Tsarukyan subiu para a primeira colocação no ranking dos pesos-leves e seria o provável próximo nome a desafiar o cinturão de Makhachev.
Se o armênio continuar fora da fila até janeiro, o brasileiro, que caiu para a segunda colocação, fica com o caminho livre para um provável desafio em outubro, no UFC 308.
Charles do Bronx x Islam Makhachev
Com o caminho livre até o momento, Charles Oliveira poderá finalmente voltar a enfrentar o russo na tentativa de voltar a ser o campeão da divisão dos leves —o brasileiro já foi dono do cinturão duas vezes.
A revanche estava programada para acontecer em outubro do ano passado, no UFC 294, em Abu Dhabi, mas do Bronx sofreu um corte profundo no supercílio durante um dos treinos e ficou impossibilitado de subir ao octógono.
O UFC 308 está marcado para o dia 26 de outubro, também em Abu Dhabi, ainda sem nenhuma luta do card definida. Este pode ser o espaço para Makhachev defender seu cinturão.
Islam e Charles se enfrentaram pela primeira vez em 2022, no UFC 280, pelo cinturão da categoria que estava vago até então. Na ocasião, o russo derrotou o brasileiro com uma finalização no segundo round e se tornou o detentor do título desde então, já tendo vencido três defesas.
Caminho livre para revanche entre Charles do Bronx e Makhachev? Entenda
Ranking de público do Brasileirão 2024; veja as posições
Neymar se faz presente do hotel ao vestiário e até aparta briga na seleção
Os estádios da Copa América que receberão a Copa do Mundo 2026