Barra do Garças – MT – 19 de abril de 2024
Barra do Garças – MT – 19 de abril de 2024

Província afegã proíbe seus funcionários de fotografar ‘seres vivos’


As autoridades da província afegã soltaram um comunicado neste domingo proibindo as fotos e vídeos.
As autoridades da província afegã soltaram um comunicado neste domingo proibindo as fotos e vídeos.| Foto: Nawid Tanha/EFE/EPA

As autoridades da província afegã de Kandahar, conhecida com o berço dos talibãs, emitiram uma ordem neste domingo (18) instruindo os seus funcionários para não fazer fotos e nem vídeos de “seres vivos”.

Em uma carta dirigida aos funcionários civis e militares, o departamento da província afegã aconselhou-os a “abster-se de fazer fotografias de seres vivos em suas reuniões informais e formais, pois isso faz mais mal do que bem”, disse as autoridades. Porém, os conteúdos em texto e áudio de atividades oficiais estão permitidos.

A proibição de imagens de humanos e animais é uma prática comum na cultura islâmica, devido à aversão que muitos muçulmanos têm das imagens de seres vivos. Um porta-voz do governador de Kandahar confirmou à AFP a autenticidade da carta, esclarecendo que as recomendações eram apenas para os funcionários provinciais.

“Não está relacionado com o público em geral e os meios de comunicação independentes”, afirmou Mahmoud Azzam, porta-voz do governo.

Imagens de seres vivos em fotos e vídeos eram proibidas durante o governo talibã anterior, entre 1996 e 2001. Muitos meios de comunicação se abstêm de fazer imagens da população e de animais desde que os talibãs retornaram ao poder há dois anos. Porém, as agências governamentais costumam distribuindo e compartilhando com frequência as imagens de altos funcionários em reuniões com autoridades estrangeiras.



FONTE: GAZETA DO POVO

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!