Barra do Garças – MT – 16 de abril de 2024
Barra do Garças – MT – 16 de abril de 2024

Athletico 100 anos: Bolinha, o buda rubro-negro

Sempre que um desafeto ou rival diz que o Athletico é um “time de dono” eu concordo e depois agradeço aos céus que o proprietário seja o Bolinha. O mineiro de Varginha Edmilson Aparecido Pinto, que recentemente completou 30 anos de Athletico, não é apenas o funcionário mais antigo e eficiente; é a memória viva da instituição.

Com sua bandana com os dizeres “saúde, vida e vitória”, não é apenas o último sobrevivente do período mais difícil do clube; Bolinha é o buda rubro-negro, aquele que entende a real natureza dos fenômenos que regem a nossa história.

Quando Bolinha chegou na Baixada no final de 1993, a moeda nacional era a URV, Pablo Escobar ainda estava vivo e ainda fabricava-se o Chevette. No Athletico, o cenário era desolador. O estádio em reconstrução, material de segunda linha e todos os tipos de escassez possíveis. Bolinha conta que pensou em sair, mas ficou para ver e participar da grande transformação do clube. 

De lá para cá, Bolinha está na foto de incontáveis títulos incontáveis. Já deu várias voltas ao mundo. Comemorou grandes vitórias e remoeu grandes decepções. Várias gerações de jogadores passaram por suas mãos. Seu estado de espírito sempre foi o termômetro do vestiário atleticano. Em 2011, após o rompimento de uma úlcera, ficou 45 dias na UTI entre a vida e a morte. Bolinha se recuperou, mas o time sem ele, caiu.

Nos últimos anos, ele se aposentou, desaposentou, se afastou pela pandemia e voltou. A tempo de ser campeão da Sul-americana no mesmo Estádio Centenário em que tinha aberto a porta do vestiário em 2000 em nossa primeira Libertadores. Por tudo que viu e viveu em nome do Athletico, Bolinha de fato é o dono da “coisa” toda.

Veja também:

Bolinha, o buda rubro-negro 

Bolinha, o buda rubro-negro 

Com desfalques, Coritiba divulga relacionados para o Atletiba; veja a lista

Com desfalques, Coritiba divulga relacionados para o Atletiba; veja a lista

Tcheco exalta "reconstrução" do Paraná e diz estar preparado para desafio

Tcheco exalta “reconstrução” do Paraná e diz estar preparado para desafio

Gigante inglês entra na briga por Mbappé e poder dar chapéu no Real Madrid

Gigante inglês entra na briga por Mbappé e poder dar chapéu no Real Madrid

umdoisesportes

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!