Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024
Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Cuiab | Secretaria e UFMT promovem ao de preveno sade da mulher; inscries abertas


A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promovem o evento “Fortalecendo Laços pela Saúde da Mulher”, na nesta quarta-feira (25), na sede da pasta, voltado à prevenção da saúde da mulher, sobretudo o câncer de mama e colo de útero.

Segundo a secretária Cely Almeida, o evento é uma oportunidade de as mulheres buscarem a promoção da saúde que envolve inúmeros aspectos que interferem na parte física, mental, emocional, independência e qualidade de vida.

“Nos queremos incentivar e criar meios para que as mulheres saibam da importância de criar hábitos físicos e alimentares saudáveis; cuidar da sua saúde mental e a atenção aos sinais do corpo”, frisou.

Serão quase 20 ações dentro de um extenso planejamento construído pela secretaria e UFMT, com o apoio paralelo do Instituto de Saúde Coletiva, faculdades de Enfermagem e Medicina, reitoria de Cultura Extensão e Vivência, Laboratório de Habilidades Clínicas e Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

As inscrições para participar das atividades de saúde podem ser feitas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezRvwoy854VisDeBIXTQqNw7SRHRheAgWGBdetlsbLgOLXDA/viewform

Conscientização

A ação é o principal evento da programação pensada para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, em andamento por toda Cuiabá.

Desde o início das atividades, já foram mais de 300 pessoas envolvidas em eventos como roda de conversa, apresentação cultural informativa e palestras orientativas.

Programação

– Sala de execução: – Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC) → Faculdade de Medicina e Instituto de Saúde Coletiva:

 – Atividades de Cura Prânica, Reiki, Benzimento, Aromaterapia e Cromoterapia.

– Sala da secretária: – Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação sobre autoexame das mamas e mitos sobre o câncer de mama.

– Sala da secretária adjunta: – Liga Acadêmica de Cardiologia (CardioLiga) → Faculdade de Medicina: – Círculo de Saúde Feminina: Alimentação, Corpo e Coração: orientações voltadas ao controle das DCNTs, sobretudo hipertensão arterial, os estímulos aos cuidados com a saúde, a elucidação de possíveis dúvidas quanto à alimentação e a escolha por hábitos de vida mais saudáveis, além de realizar a aferição da pressão arterial, a antropometria e o exame físico cardíaco.

 – Sala do gabinete: – Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LIPS) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação: a saúde mental da mulher do século XXI. – Sala do planejamento: – Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACIP) → Faculdade de Medicina: Apresentação de Banner e acolhimento sobre cicatrizes e queloides em mulheres pós cirurgia, evidenciando cuidados e prevenção.

– Auditório: – Liga Acadêmica de Medicina Esportiva (LAME) → Faculdade de Medicina: – Acolhimento e orientação: a prática de exercício físico como ferramenta para promoção da saúde da mulher.



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!