Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024
Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Cuiab | Secretrio de Turismo e representantes religiosos estudam criar o circuito das igrejas histricas de Cuiab


O Secretário de Turismo de Cuiabá, Lincoln Sardinha, recebeu na manhã desta terça-feira (12), o padre Deusdédit Monge, da Arquidiocese de Cuiabá, para debater a possibilidade da criação de um circuito das igrejas históricas na capital, a fim de  promover o turismo religioso. Durante a reunião, Sardinha também recebeu um convite para participar da missa de reabertura da Igreja Nosso Senhor dos Passos, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico, agendada para a próxima sexta-feira, 15 de setembro.

O encontro entre o secretário de turismo e o padre Deusdédit teve como objetivo estabelecer uma cooperação técnica para apoiar a promoção da Igreja Nosso Senhor dos Passos, que historicamente atrai uma grande quantidade de turistas e visitantes. O padre expressou seu desejo de envolver a Secretaria de Turismo no projeto. 

“Eu recebi o padre Deusdédit aqui com a ministra da Eucaristia, Marilza, e eles vieram pedir a nossa cooperação técnica em relação à igreja que será reaberta na sexta-feira, com uma missa às 19 horas. Ela passou por um processo de restauração e é um local de grande interesse turístico, com muitas pessoas vindo para admirá-la e visitá-la. O padre nos pediu para colaborar na criação de um turismo religioso nas igrejas do Centro Histórico da capital, incluindo a Igreja Nosso Senhor dos Passos, que foi revitalizada”, explicou o secretário Sardinha. 

História da igreja: A Igreja Nosso Senhor dos Passos, conforme historiadores, foi fundada por José Manoel, um devoto que acredita-se ter escapado de um sepultamento prematuro. A lenda conta que José Manoel fez uma promessa a Nosso Senhor dos Passos enquanto estava enterrado e, ao escapar do caixão, dedicou o resto de sua vida à construção da igreja em homenagem ao santo.

Além das missas regulares, a igreja abriga um pequeno museu dedicado à sua história. O acervo inclui peças antigas, imagens sacras, utensílios litúrgicos e artefatos antigos relacionados à própria igreja, alguns com mais de 250 anos. Essa iniciativa busca compartilhar a rica história da Igreja Senhor dos Passos com os visitantes.

A Igreja Senhor dos Passos está localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico de Cuiabá, próximo ao Beco do Candeeiro, em frente ao Museu de Imagem e do Som (Misc). A colaboração entre a Secretaria de Turismo e a Arquidiocese pretende enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes interessados em conhecer o patrimônio histórico e religioso da região.

 

 

 



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!