Barra do Garças – MT – 22 de maio de 2024
Barra do Garças – MT – 22 de maio de 2024

Prefeitura de Cuiab | Estou realizando o sonho da minha me, disse moradora ao receber o ttulo durante ao da Prefeitura de Cuiab


Dona Doraci Maria de Oliveira, 70 anos, não conseguiu esconder a emoção na hora de receber o título definitivo de sua casa, na noite desta quinta-feira (31), no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá. “Estou realizando o sonho da minha mãe”, afirmou, ao pegar o documento, com os olhos lacrimejando. O evento desta quinta-feira é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá, Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, que realiza, por meio do Conselho Nacional de Justiça, a Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro. Durante toda a semana, foram entregues títulos em oito bairros da capital e a meta da gestão Emanuel Pinheiro é entregar 20 mil títulos até o final do ano.

Ainda muito emocionada, em meio a lágrimas, Doraci afirmou ter certeza que a mãe, Iraci Rosa de Oliveira, que faleceu há 15 anos, estava vendo aquele momento.

Dona Iraci se mudou do CPA 4 para o bairro Dr. Fábio em 1999. No local não havia asfalto, nem água, nem luz. “Ela veio e eu não queria. Mas para ela, aqui era o céu”.

A filha lembra que para tomar água e fazer a limpeza da casa, a mãe pegava o líquido de uma pequena mina. “Ela falava que aqui iria ser o melhor bairro de Cuiabá. Infelizmente, ela não teve tempo de ver o asfalto, a água e a luz chegarem”.

As perdas na família não pararam com a mãe. Dois anos depois, ela perdeu a irmã, e logo o pai da sobrinha que ela cuidava a buscou. Então, Doraci ficou cuidando do marido da mãe dela, que era deficiente visual. Mas ele também faleceu em dezembro do ano passado. “Fiquei eu e Deus e agora esse presente (título) que ele me deu”.

Antes de ir embora, ainda com lágrimas nos olhos, Doraci afirmou que agora estava segura com o título definitivo de propriedade e que tinha certeza que não conseguiria dormir aquela noite devido tanto emoção.

O título também foi um sonho realizado para Terezinha Alves da Silva, de 67 anos. Ela conta que mora no bairro Dr. Fábio II há mais de 20 anos e também chegou ao local quando não havia nada. “Era só gambiarra. Eu morava num barraquinho, sem banheiro, sem chão”.

Uma tragédia acabou mudando um pouco a vida. Terezinha perdeu o filho em um acidente e, com o dinheiro da indenização que recebeu, conseguiu construir a casa que possui. Ela afirma que a casa era o sonho, porque os filhos e netos estavam sempre no “barraquinho”.

Para a idosa, que possui desde o primeiro talão de água e luz guardados, a segurança do título tem um enorme valor. “Significa que hoje vou passar a ser proprietária de verdade da minha casa”, comemorou. 

“Durante toda a semana, trabalhamos arduamente para entregar títulos de propriedade em oito bairros da capital. Isso não é apenas um ato burocrático; é um exemplo de como estamos empenhados em garantir seus direitos e proporcionar segurança jurídica em relação às suas propriedades. Este é apenas um dos muitos esforços que estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Continuaremos ouvindo vocês, trabalhando em conjunto e buscando soluções para os desafios que enfrentamos. Seu bem-estar e seu respeito são nossas prioridades, e estamos aqui para servi-los”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

 



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!