Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024
Barra do Garças – MT – 21 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Cuiab | Secretaria de Bem Estar Animal busca conscientizar a populao para preservar a sade dos animais em poca de clima seco


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, está realizando uma campanha de conscientização para alertar e incentivar as pessoas a adotarem cuidados com a saúde de seus pets e animais que circulam nas ruas. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas de que os animais, assim como os seres humanos, também sofrem com o calor que afeta Cuiabá e o Estado nesta época do ano. É importante lembrar que queimadas e fatores climáticos contribuem para agravar essa situação.

“A necessidade de estar atento aos problemas respiratórios é maior devido ao clima extremamente seco. Além disso, a poeira tende a se espalhar mais facilmente, causando congestão nasal nos pets”, explicou a médica veterinária do Canil Municipal, Tatiana Soares.

É crucial observar o focinho dos animais para verificar se está úmido. Para animais que já têm tendência a produzir pouca lágrima, é recomendado o uso de umidificadores e colírios lubrificantes. Além disso, os horários dos passeios devem ser ajustados para evitar queimaduras nos coxins (almofadinhas das patinhas dos cães) e desidratação.

As altas temperaturas podem levar os animais à desidratação, sendo importante manter vários recipientes de água disponíveis para incentivar o consumo máximo de água pelos animais. Essa prática é válida tanto em residências quanto em frente a estabelecimentos comerciais e ao longo das vias onde os animais circulam.

“A maior preocupação está nos animais que perambulam pelas ruas, pois bebem água onde encontram e muitas vezes a qualidade é inadequada, o que pode acarretar outros problemas para eles. Sugerimos que as pessoas coloquem potes de água na frente de seus comércios e casas, a fim de aliviar um pouco o sofrimento desses animais, que já enfrentam diversos desafios nas ruas”, ressaltou a médica veterinária e Secretária Adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea Janaina de Mello.

Andrea orienta que a água disponibilizada aos animais deve estar sempre fresca, limpa e própria para o consumo. “Pedimos à população que colabore e compartilhe essas informações para ajudar a diminuir o sofrimento dos animais.”

Vale destacar que a atenção e os cuidados com os animais devem ser uma prática diária, independentemente do ambiente em que vivem. “Isso é um ato de amor, mas também está respaldado pela legislação”, enfatizou Andrea Mello.



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!