Após diversas adequações e melhorias, o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) foi reaberto nesta segunda-feira (24). Agora o espaço oferece, além de fotos, mobiliários e objetos utilizados na Justiça do Trabalho mato-grossense ao longo dos 30 anos de atuação, um painel interativo para navegar pela história do regional.
Durante o evento, também foi lançado o hotsite em homenagem aos 30 anos de instalação do Tribunal no estado, que pode ser acessado no painel multimídia pelos visitantes e também de qualquer dispositivo ligado à internet pelo endereço: www.trt23.jus.br/30anos.
Pelo hotsite é possível fazer uma imersão virtual na história da Justiça do Trabalho em Mato Grosso de quatro formas: A História Oral, com depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a instituição; a Linha do Tempo, com fatos que marcaram essas três décadas de atuação; o Tour Virtual, que traz um passeio pelo complexo-sede, em Cuiabá; e um mapa da jurisdição com histórico das varas atuais.
Para o presidente do Tribunal, desembargador Paulo Barrionuevo, o projeto de resgate da memória da instituição é um trabalho de grande relevância. “Nossas memórias fazem com que nós olhemos para o passado e tenhamos um maior aprendizado, o qual é aplicado no nosso presente e no futuro, como algo já vivenciado e que pode ser também compartilhado”.
A presidente do Comitê de Documentação e Memória do Tribunal, desembargadora Eliney Veloso, destacou a satisfação que sentiu com a conclusão dos trabalhos e os próximos passos de preservação da memória institucional. “Já temos planos de ampliação desse Memorial. Mas, independentemente disso, é muito gratificante dar condições para que a sociedade conheça a história do Tribunal, algo que agora pode ocorrer até virtualmente”.
Ela também agradeceu toda equipe envolvida no projeto. “Parabenizo a equipe coordenada pelos servidores Nelson Ferraz e Leandro Gomes, que uniram a Gestão documental e a Comunicação Social para que fosse possível a atualização e modernização do Memorial TRT. A missão foi árdua, mas o êxito foi alcançado”.
Segundo o coordenador de gestão documental e memória do TRT-23, Nelson Ferraz, nesta segunda foi reaberto um espaço que já existia no Tribunal, mas agora com novos conteúdos, em um ambiente reformado e painel interativo. “Seguiremos assim enquanto aguardamos a construção do novo Memorial, mais amplo, onde pretendemos aumentar a exposição do acervo e ampliar o uso da tecnologia para uma experiência mais interessante e interativa ao usuário”.
Memorial
A construção da memória institucional, incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um processo contínuo que busca preservar a história do órgão, sua origem, evolução administrativa e suas modificações ao longo do tempo.
O Memorial do TRT-23 é regulamentado pela RA 390/2023, tendo como objetivos a construção, preservação, valorização e difusão da memória institucional, com foco no cidadão, que é a razão da existência da prestação jurisdicional.
O Memorial do TRT-23 está localizado no andar térreo do prédio das varas do trabalho de Cuiabá (anexo ao Protocolo) e pode ser visitado de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30.
(Fabyola Coutinho)