Fotos que marcam os principais acontecimentos da Justiça do Trabalho em Mato Grosso, máquina de escrever utilizada nas Juntas de Conciliação e Julgamento e um projeto multimídia e interativo para navegar pela história. Esses são apenas alguns itens que poderão ser conferidos na reabertura do Memorial do TRT-23, na segunda-feira (24), às 12h.
Durante o evento, também será lançado o hotsite comemorativo aos 30 anos do Tribunal. Nele é possível fazer uma imersão virtual de quatro formas: A História Oral, que apresenta depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a instituição; a Linha do Tempo, com fatos que marcaram essas três décadas de atuação; o Tour Virtual, que traz um passeio pelo complexo-sede, em Cuiabá, e um mapa da jurisdição com histórico das varas atuais.
Segundo o coordenador de Gestão Documental e Memória do TRT-23, Nelson Ferraz, as melhorias implementadas no espaço são uma pequena mostra do que será realizado no novo memorial, projeto que ainda está em andamento. “Daí a importância deste momento de reabertura, pela qual busca-se incentivar as atividades e o acesso ao acervo histórico do TRT-23 junto à sociedade, promovendo a cidadania, educação, cultura, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade”.
A cerimônia será no Memorial do TRT-23, localizado no andar térreo do prédio das varas do trabalho de Cuiabá (anexo ao Protocolo).
Memorial
A construção da memória institucional, amplamente incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um processo contínuo que busca preservar a história do órgão, sua origem, evolução administrativa e suas modificações ao longo do tempo.
O Memorial do TRT-23 é regulamentado pela RA 390/2023, tendo como objetivos a construção, preservação, valorização e difusão da memória institucional, com foco no cidadão, que é a razão da existência da prestação jurisdicional.
Serviço
O que: Inauguração do Memorial do TRT-23
Quando: Segunda (24), às 12h
Onde: Andar térreo do prédio das varas do trabalho de Cuiabá (anexo ao Protocolo).
Mais informações: (65) 3648-4324
(Sinara Alvares)