Barra do Garças – MT – 24 de julho de 2024
Barra do Garças – MT – 24 de julho de 2024

Detran-SP divulga calendário de licenciamento para 2023


Mercado se veículos seminovos tem média mais de 1 milhão de veículos comercializados por mês
Divulgação

Mercado se veículos seminovos tem média mais de 1 milhão de veículos comercializados por mês

Automóveis têm um valor elevado no Brasil, e o mercado de carros usados ou seminovos é muito popular. Segundo a Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores), de janeiro até novembro, foram comercializados cerca de 12 milhões de veículos usados no país , e a expectativa é encerrar 2022 com 13 milhões .

Esse segmento pode apresentar grandes surpresas, até mesmo para quem já tem experiência na compra de veículos . Há diversos carros no mercado com o hodômetro adulterado para indicarem uma quilometragem menor do que a real e atrair um cliente desavisado, além de lojas, ou pessoas físicas que vendem carros com passagem por leilão sem informar, por exemplo. Contra essa e outras “pegadinhas”, o nicho da consultoria automotiva vem crescendo .

Entrevistamos Rogério Oliveira , morador de Fortaleza, Ceará, que trabalha com consultoria automotiva desde 2018 para entender como funciona esse ramo que vem crescendo no Brasil.

Rogério conta que começou com o serviço de consultoria automotiva para unir seu desejo de empreender com sua paixão por automóveis , mas a motivação para isso foi uma compra que não saiu conforme o planejado, ainda em 2010.

consultoria automotiva carro perfeito instagram, rogerio oliveira, rogerio carro perfeito
Arquivo pessoal

Formado em Administração, Rogério deixou o setor ferroviário e decidiu investir no ramo ainda em 2018

“Em 2010, eu comprei um carro de fabricação 2008, modelo 2009, tinha baixa quilometragem, comprei na concessionária da fabricante, paguei preço de mercado, mas foi o pior carro da minha vida. Achei que seria uma ótima compra, pois era um carro com um ano de uso, não fui pensando no carro mais barato, não estava comprando em qualquer lugar, e também fiquei com isso na cabeça: por que a gente tem que comprar um carro zero km para ter certeza que vou comprar um carro bom?”

“O brasileiro tem muito medo de comprar carro seminovo, que não sabe se foi batido, se teve quilometragem adulterada, se tem manutenção postergada, porque além do boleto do financiamento pode ter o boleto da oficina, que é algo que escuto muito de meus seguidores.” Explica Rogério.

Rogério tem 105 mil seguidores no Instagram , onde além de divulgar seus serviços de consultoria, compartilha o dia a dia na profissão , realizando avaliações e passando um pouco do conhecimento.

“Sou apaixonado por carro e tenho habilidade para ensinar. A partir disso, comecei a desenvolver o meu negócio. Em maio de 2018, pedi demissão e iniciei com o perfil Carro Perfeito. Comecei a dar dicas pelo instagram, compartilhar informações e conhecimento, fiz cursos para aprender também sobre carros, já que eu não era do meio.” Conta rogério.

Além da avaliação presencial, Rogério oferece cursos virtuais para passar seu conhecimento  em avaliações automotivas, mas segundo o próprio, por conta do trabalho nas redes sociais, além de aprender a avaliar um carro seminovo ou usado, alguns alunos querem seguir na carreira de consultoria automotiva .

“Em 2018 havia pouca gente falando sobre consultoria automotiva nas redes sociais, hoje, acho que posso dizer que sou referência nesse mercado, tenho cerca de 1.500 alunos formados digitalmente e cerca de 300 alunos formados através de cursos presenciais, já fiz [cursos presenciais] em Fortaleza, Recife e São Paulo, e os planos de 2023 são de ir para Brasília, Curitiba, Natal, São Paulo. É um mercado novo, cheio de oportunidades e que o brasileiro precisa”.

“Como eu sou muito ativo nas redes sociais, as pessoas começaram a pedir: ‘Rogério, eu quero fazer isso que você faz’, nunca pensei em fazer novos consultores, nunca pensei em fazer disso uma profissão para os outros, mas a galera vendo a liberdade de horário que eu tenho, flexibilidade, trabalhar com carros, que é algo que muita gente adora, fez o pessoal pedir um curso pra ensinar a viver de consultoria. Porque é diferente avaliar um carro e ser um consultor, como consultor você precisa vender o serviço, precisa atender bem o cliente, tem que saber de gestão, responsabilidade jurídica, e daí elaborei um segundo curso, mas mediante o que o pessoal pedia.”

Volkswagen Gol é o modelo seminovo mais vendido do país em Novembro, segundo a Fenabrave
Volkswagen/Divulgação

Volkswagen Gol é o modelo seminovo mais vendido do país em Novembro, segundo a Fenabrave

Para Rogério, a avaliação de um carro usado conta com cinco pilares fundamentais: avaliação documental, estrutural, pintura, conservação e mecânica . No serviço de avaliação, o cliente já encontrou um veículo e entra em contato com Rogério, que avalia o modelo e retorna com os detalhes documentais do veículo como passagem por leilão, histórico de roubo e furto , e se o carro tem alguma repintura ou recuperação de colisão .

Rogério também oferece o serviço de consultoria , onde o cliente informa qual carro deseja comprar e o orçamento disponível . Nesse caso, Rogério busca alguns veículos que se enquadrem nos padrões, que são: não ter histórico de roubo/furto ou leilão, não ter sido de locadora, ter um preço compatível com o mercado, e estar em bom estado geral de conservação .

“Tem o que eu chamo método carro perfeito. Que são os princípios que eu uso para avaliar o carro num sentido geral: Preço, procedência e estado geral. Não é porque o carro tá barato que eu vou indicar, e também não é porque que o veículo só teve um dono, tem baixa km mas um preço exorbitante que eu indico. Acredito que não adianta estar ótimo fisicamente e um preço bom, mas ser de leilão ou ter um histórico de roubo e furto. Todo carro seminovo tem detalhe, seja uma coisa maior ou menor, nas redes sociais eu tento mostrar que não é por que é um carro é repintado que ele não presta, e também que não é porque é de único dono, todas as revisões na concessionária, que é um excelente carro, tem que ser avaliado e precificado de acordo com o que ele entrega.”

Rogério ainda afirma que não descarta quase nenhum carro . Se o cliente se interessou por um carro com histórico de roubo e furto ou de locadora, ele afirma que somente passa a informação para o comprador em potencial, e só não recomenda a compra de veículos que sejam clonados ou com algum tipo de fraude comprovada .

“Eu não tenho nenhum problema com carro de locadora, desde que o cliente saiba o que ele está comprando, assim como carro de leilão. Tem muita gente que compra carro de leilão sem saber e com preço de tabela FIPE, mas na hora da venda, recebe entre 30% e 50% de desvalorização no valor do veículo. Meu trabalho é trazer clareza, não é condenar, nem queimar venda.”

Segundo Rogério, seus clientes dizem que não compram mais carros sem realizar a avaliação, e vale inclusive para carros zero km : “Alguns carros já vêm com repintura, não se sabe se é da fábrica ou da concessionária, e têm clientes que compram o carro zero km e querem o veículo sem detalhes, então comecei a explorar esse segmento.”

Mesmo carros novos podem ser repintados após avarias no transporte ou na concessionária
Reprodução/Senivpetro/Freepik.com

Mesmo carros novos podem ser repintados após avarias no transporte ou na concessionária

Rogério afirma que nunca teve problemas com lojistas , e tenta sempre manter uma relação amistosa: 

“Eu nunca tive problema com lojista, ao contrário do que muita gente pensa, nunca me pediram para parar uma avaliação em loja, mas já tive problema com dois particulares, que mandaram eu encerrar a avaliação. Esses vendedores diziam que o carro nunca havia sido batido, mas quando eu comecei a encontrar os vestígios de repintura pediram para parar. Eu sempre trabalho com provas, se eu não conseguir provar que o carro foi repintado, não vou sair falando.”

“Na minha opinião, o consultor traz clareza ao comprador. O vendedor quer vender, exaltar as qualidades do carro, o consultor está ali para apontar defeitos e potenciais problemas do carro. Eu não invento defeito ou problema nos carros. Acredito que o trabalho do vendedor e do consultor se complementam.”

A avaliação pode auxiliar o cliente a conseguir descontos na hora de comprar um veículo, e Rogério cita um exemplo:

“Uma vez fui avaliar um carro em um dos grupos automotivos mais respeitados aqui do Ceará, que fazem até laudo cautelar na hora da compra do veículo, o laudo deu tudo ok, só um apontamento na caixa de ar. Na avaliação, notei repintura em duas peças. Nesse caso, o carro foi repintado porque tinha arranhão em duas peças. Mas imagina o cliente que compra o carro com o laudo indicando que não teve repintura, no ano seguinte vai trocar o carro, crente que não aconteceu nada, e consta esse reparo, a pessoa vai se sentir enganada.” Explica o consultor.

“A vistoria é no momento da compra do cliente, a loja faz o laudo no momento em que recebe o carro. Nesse caso o cliente até levou o carro, ficou chateado no primeiro momento, mas negociou o valor e está com o carro até hoje”, completa Rogério.

Em seu Instagram , alguns seguidores sempre pedem dicas de qual carro comprar, querem saber opinião em relação a certos modelos e Rogério sempre informa alguns problemas crônicos de alguns, como por exemplo o câmbio Powershift da linha Ford , mais recentemente o trocador de calor do câmbio dos motores 1.3 turbo da Stellantis , e Rogério passa essas informações também na hora da avaliação.

Câmbio Powershift fez Ford gastar mais de R$ 10 milhões em indenizações só no Brasil. Processos aconteceram também nos Estados Unidos.
Divulgação

Câmbio Powershift fez Ford gastar mais de R$ 10 milhões em indenizações só no Brasil. Processos aconteceram também nos Estados Unidos.

“Isso eu faço previamente. Quando o cliente me fala qual carro quer, eu aviso dos problemas crônicos e caso ele insista, faço a avaliação. Recentemente, um cliente pediu a avaliação avulsa de um HB20 2019 automático, avisei que esse carro tem um problema na central do câmbio e que o conserto fica entre R$ 1.500 e R$ 2.000. Não são todos os veículos que isso vai acontecer, mas eu aviso por que o cliente precisa saber dessas informações.

Rogério atende apenas em Fortaleza e região metropolitana , mas afirma que tem alunos em todos os estados do Brasil, e caso algum cliente de outro estado necessite de uma avaliação, indica alguns de seus alunos.

O consultor deixa dicas para quem deseja entrar na área da consultoria automotiva.

“Eu diria para se capacitar. Quanto mais você buscar conhecimento e entender o mercado, mais você vai ter sucesso. O mercado de carros envolve muito dinheiro, mas também envolve muita fraude. A pessoa tem que se capacitar e não querer ser melhor do que os outros. Às vezes, me pedem para expor as lojas que vendem carros com quilometragem adulterada, mas não posso fazer isso, não é meu trabalho, e às vezes o vendedor nem sabe dessa informação”, diz Rogério.

Fonte: IG CARROS





Lapada Lapada

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!